Aguarde Aguarde...

Glossário do Mercado

Conceitos Fundamentais do Mercado Financeiro

É importantíssimo termos o conhecimento das nomenclaturas do Mercado Financeiro. Afinal de contas, precisamos saber onde estamos pisando. Tudo fica mais fácil e prazeroso quando o terreno conhecido. É um prazer enorme quando sabemos o que estamos fazendo. Não é mesmo?

Abaixo estão diversos termos utilizados no Mercado Financeiro. Busque compreendê-los da melhor forma possível e consulte esse artigo sempre que houver dúvidas.

A

  • Alavancagem

Sempre que estamos operando em mercados futuros, estamos operando alavancados. Ou seja, a corretora de valores nos “empresta” o valor necessário para completar a compra de um contrato.

Para exemplificar, vamos supor que um determinado ativo está em 100.000 pontos e que o valor do contrato é de U$$ 15.000. 

Não é necessário que tenhamos U$$ 15.000,00 na conta de nossa corretora para que possamos operar, pois a corretora irá fazer a contraparte, ou seja, ela irá “emprestar dinheiro” para que possamos realizar as operações com menor valor.

Atenção: A alavancagem proporciona ao investidor maiores lucros, pois podemos operar mais contratos sem a necessidade de ter todo o dinheiro necessário na corretora para adquirir o contrato. Na mesma proporção, podemos ter prejuízos consideráveis. Cuidado ao alavancar sua conta.

B

  • Blefar

Como assim? É realmente possível blefar no mercado financeiro? Sim!

O Blefe acontece quando um investidor posiciona grandes quantidades de contratos no Livro de Ofertas com o objetivo de causar uma falsa impressão no mercado. Mas quando o preço se aproxima das ordens desse investidor, ele cancela todas as ordens antes que elas sejam executadas. Você já reparou no livro de ofertas quando há uma grande quantidade de ordens em uma determinada região de preço e de repente as ordens desaparecem? Possivelmente foi um blefe.

C

  • Contratos Futuros

Os Contratos Futuros são contratos de compra e venda de um determinado ativo e eles possuem uma data de validade, no qual não podem mais ser negociados após seu vencimento. Os contratos futuros que possuem vencimentos próximos tendem ser mais voláteis.

O nome do ativo é composto por: Ativo + Código de Vencimento + Ano.

Por exemplo:
WINZ25 = Mini Índice com vencimento em Dezembro de 2025.
WDOX26 = Mini Dólar com vencimento em Novembro de 2026.

F

  • Falso Rompimento

O Falso Rompimento acontece quando o mercado tenta romper uma região de suporte ou resistência, mas não consegue. Podemos dizer que existiu uma força contrária que evitou o movimento, ou seja, se os compradores tentaram romper um topo e não conseguiram é porque existiu uma força mais forte dos vendedores que naquele momento não permitiu o rompimento.

G

  • Gestor de Risco da Plataforma

Algumas Plataformas de Operação possuem recursos para proteger os investidores. Eles evitam que tenhamos os Dias de Fúria ou que venhamos a devolver todo o lucro obtido. Normalmente esse recurso fica desabilitado na instalação padrão das plataformas e é recomendável que ele seja habilitado, independentemente da sua experiência no mercado financeiro.

I

  • Investidor Stopando ou Realizando

No mercado financeiro dizemos que o investidor que está Stopando é aquele que está finalizando a sua operação com prejuízo, pois o mercado movimentou contra a operação dele.

Já o investidor que está Realizando é aquele que está encerrando as suas operações com lucro.

L

  • Livro de Ofertas

O Livro de Ofertas possui todas as ordens que estão registradas na bolsa de valores para serem executadas quando o preço do mercado for o mesmo (ou melhor) preço da ordem registrada.

  • Loss From Top

O Loss From Top é uma estratégia que podemos usar quando, por exemplo, atingimos nossa meta diária e percebemos que o mercado pode oferecer outras boas oportunidades. De tal modo, para proteger o nosso capital já conquistado, podemos usar uma parte do lucro obtido para entrar em uma nova operação.

Exemplo: Suponhamos que lucramos em 2 operações U$$ 500,00 no S&P (USA500) somente nas primeiras horas do pregão. Após analisar o mercado, percebemos que o mercado pode oferecer novas oportunidades e então acreditamos que podemos aumentar nosso lucro. Por um lado, queremos proteger nossos ganhos e por outro queremos aumentar nossos ganhos. Então juntamos o útil ao agradável e realizamos o Loss From Top.

Essa estratégia consiste em usarmos parte do lucro, por exemplo 5%, para colocar em risco entrando em uma nova operação. Nesse exemplo, 5% de 500 dólares são 25 dólares. Ao entrar em uma operação com risco de U$$ 25,00 e perdermos, vamos sair ainda com saldo positivo de U$$ 475,00. Se tivemos lucro, aumentaremos nossos ganhos.

  • Lote Escondido

Popularmente conhecido como Lote Iceberg, o Lote Escondido é quando o investidor não quer mostrar, através do Livro de Ofertas, aos demais investidores a quantidade de lotes que ele pretende colocar no mercado. Para tal, ele fraciona os lotes em diversas ordens de compra e venda.

Exemplo: Suponhamos que queremos comprar 2000 contratos do S&P (USA500). Ao invés de criar uma única ordem com todos os contratos, criamos 40 ordens com 50 contratos, posicionamos em valores diferentes e então aguardamos até que todas as ordens sejam executadas.

M

  • MEP e MEN

O MEP, ou Máxima Exposição Positiva, é a quantidade máxima de pontos que o mercado se movimentou a favor da nossa operação. Já o MEN, ou Máxima Exposição Negativa, é a quantidade máxima de pontos que o mercado andou contra nossa operação.

Exemplo: Suponhamos que compramos 1 contrato no S&P (USA500) em 5.200 e encerrou a operação em 5.220, lucrando assim 20 pontos. Portanto, o mercado não se movimenta em um único sentido, ele desce e sobe o tempo todo, e por isso nessa operação o preço mínimo que tivemos foi de 5.198 (MEN) e preço máximo de 5.225 (MEP). Dessa forma, percebemos que o mercado movimentou 2 pontos contra a operação e 25 pontos a favor.

O

  • Ordem OCO e Figura OCO

A Ordem OCO, ou Ordem-Cancela-Ordem, é um recurso das plataformas de negociação que pode ser utilizado para que a plataforma insira automaticamente ordens no Livro de Ofertas quando sua ordem for executada no preço estipulado.

A executar a ordem principal, a plataforma incluirá a ordem de Stop Loss e Take Profit automaticamente. Assim teremos uma ordem para nos proteger em caso de perda, limitando nosso prejuízo e ainda teremos uma ordem para encerrar a operação em caso de ganho. Se a ordem Take Profit for executada primeiro, automaticamente a ordem Stop Loss será cancelada e vice-versa.

Já a Figura OCO, ou Ombro-Cabeça-Ombro, é uma figura da análise gráfica que geralmente demostra uma inversão de tendência do mercado.

  • Ordem Stop e Ordem Limit

A Ordem Stop é executada somente no preço em que ela foi inserida no Livro de Ofertas.
Exemplo: Suponhamos que o S&P (USA500) está em 5.200 pontos e queremos comprar se o preço atingir os 5.180 pontos. Dessa forma, inserimos uma ordem de compra em 5.180 e aguardamos a execução dela se o mercado atingir esse preço.

Já a Ordem Limit é executada no preço em que foi inserida no Livro de Ofertas ou em um preço melhor.
Exemplo: Suponhamos que o S&P (USA500) está em 5.200 pontos e queremos comprar se o preço atingir os 5.180 ou abaixo. Dessa forma, inserimos uma ordem de compra nos 5.180 aguardamos a execução dela se o mercado atingir esse preço ou abaixo.

P

  • Pendurar Ordens

Pendurar uma Ordem na Plataforma é quando inserimos uma ordem de compra ou venda em um determinado preço do ativo e ficamos aguardando o mercado movimentar até aquele valor para que a ordem seja executada. Nós podemos cancelar e alterar as ordens a qualquer momento desde que elas não tenham sido executadas na bolsa de valores.

  • Pendurar uma Ordem

Popularmente conhecido como deixar a Ordem na Pedra, é quando o investidor insere uma ordem de compra ou venda em um determinado preço e então aguarda o mercado se movimentar até o valor especificado para que sua ordem seja executada.

  • Plataforma de Operação

A Plataforma de Operação é o programa que utilizamos para enviar ordens de Compra e Venda para a corretora. Existem versões para usarmos no computador e em dispositivos móveis.

Exemplos: TradingView, Ninja Trader, MetaTrader e Tryd.

  • Preço Médio

O Preço Médio é calculado de acordo com a soma de preço de todas as compras e vendas que realizamos em uma operação e dividido pela quantidade de operações.

Exemplo: Suponhamos que realizamos 3 operações de compra com 1 contrato no S&P (USA500), sendo a primeira em 5.200, outra em 5.205 e a última em 5.204. Assim, a soma das operações, dividido por 3, resulta no preço médio em 5.203.

  • Preço Médio para Frente

Uma boa estratégia para buscar ter lucros maiores e proteger o capital é realizar o Preço Médio para Frente. Ele acontece quando estamos em uma operação ganhadora e então percebemos que essa operação pode continuar a nosso favor. Nessa situação, podemos realizar mais compra/venda de contratos, fazendo com que o preço médio se movimente a favor da operação.

  • Preço Médio para Trás

Uma estratégia utilizada é quando fragmentamos a nossa entrada em uma operação em busca de “garantia” de que estaremos nela quando o mercado atingir um determinado preço.

Exemplo: Suponhamos que queremos comprar 2 contratos do S&P (USA500) no preço de 5.200 e nesse momento o preço é de 5.210. Não temos certeza se o mercado irá chegar nesse preço e, depois de fazer nossas análises, queremos comprar nessa região. Então, para tentar garantir que nossa operação seja executada, dividimos a entrada em 2, sendo a primeira no 5.204 e a outra no 5.200.

Q

  • Quebrar a Conta

Quando operamos no mercado futuro, estamos operando alavancado, ou seja, a corretora faz a contraparte para que possamos operar sem a necessidade de ter todo o montante necessário na corretora para fazer as operações.

A corretora possui uma trava de segurança para que ela possa se proteger em caso de operações perdedoras. Afinal de contas, ela empresta o dinheiro para que possamos operar, mas ela não deseja ter prejuízos com a gente.

Normalmente, a corretora aciona esse mecanismo de proteção quando o saldo que temos na corretora se aproxima de zero. Quando isso acontece, dizemos que o investidor Quebrou a Conta.

Tenha disciplina, quebrar a conta não é nada prazeroso.

S

  • Stop Loss e o Stop Gain

Utilizamos o Stop Loss para limitar o prejuízo em uma operação. Já o Stop Gain é utilizado para proteger uma operação que está sendo lucrativa, possibilitando que busquemos lucros maiores evitando assim ter resultado negativo.

Exemplo: Suponhamos que entramos em uma operação no S&P (USA500) na posição 5200. Nesse momento decidimos proteger nossa operação em 10 pontos, posicionando assim o Stop Loss na posição 5190. Dessa forma, o mercado irá fazer seu movimento e a corretora finalizará nossa operação caso o preço vá no valor do nosso stop loss. Assim a nossa operação fica protegida de perdas superiores.

É recomendável sempre utilizar o stop loss.

Já o Stop Gain é o recurso utilizado para proteger a operação quando ela é lucrativa. Nesse caso dizemos que a operação é ganhadora.

Exemplo: Suponhamos que estamos na mesma operação e o mercado começou a movimentar a nosso favor e agora ele está em 5.225 pontos, ou seja, estamos ganhando 25 pontos. Nesse momento não queremos que o mercado retorne e a operação ganhadora passe a ser perdedora, queremos garantir o lucro de 18 pontos. Nesse momento o nosso Stop Loss que estava no preço 5.190 é alterado para o preço 5.218 e assim dizemos que temos um Stop Gain. Se o mercado continuar a favor da nossa operação, podemos alterar nosso Stop Gain novamente para continuar protegendo nosso lucro.

T

  • Times and Trades

O Times and Trades possui todas as ordens que foram executadas na bolsa de valores. Uma vez executadas, essas ordens não poderão ser canceladas e a operação somente será concluída quando o investidor executar uma ordem contrária à executada para iniciar a operação, ou seja, se nossa ordem de compra foi executada, então precisamos executar uma ordem de venda para encerrar a operação (e vice-versa).

  • Tomar e Bater contratos

No mercado financeiro dizemos que o investidor que está Tomando contratos é o investidor que está comprando e o investidor que está Batendo é aquele que está vendendo contratos.

Disclaimer: As informações contidas neste artigo são de caráter meramente informativo e não constituem recomendação de investimento. As opiniões expressas aqui refletem o ponto de vista do autor e não necessariamente o de qualquer instituição.
Resultados de investimentos no passado não são garantias de resultados futuros.
Recomendamos que você consulte um profissional qualificado antes de tomar qualquer decisão.